Autor: Margot Weide
Editora: Novos Talentos
Edição: 1
Ano: 2011
ISBN: 978-85-7679-461-5
Editora: Novos Talentos
Edição: 1
Ano: 2011
ISBN: 978-85-7679-461-5
Sinopse:
Em 'O sussurro dos sinos' a temática esotérica ganha o
brilho da originalidade e do suspense no enfoque político e social do cenário
dos anos sessenta no interior do Brasil. Sua corajosa e atual crítica à
religião católica e o relato do caminho de dúvidas de um padre até o seu
amadurecimento são atenuados pelo humor e pela leveza; a religiosidade
exacerbada, a repressão política, o engajamento social são encarados como
opções de vida em direção à sombra ou à luz. Mas este é principalmente um livro
sobre mudanças e transformações, sobre o enorme potencial que há em cada um de
realizá-las e sobre o momento certo para isto: em outras palavras, um livro
sobre o momento da esperança, anunciado pelo sussurro dos sinos.
Confesso que não sei direito por onde começar essa resenha, me envolvi tanto com o livro que fico com medo de falar demais. Nunca li nada com temática esotérica, mas esse livro é simplesmente maravilhoso!! É um romance tão gostoso e diferente que você fica triste quando o livro acaba (tá, eu chorei mesmo) e as três mulheres que o protagonizam estão longe de ser o tipo de personagem clichê que tanto vemos por aí. Acho que comecei a resenha sem querer!
Um romance especial, cheio de vida, com enfoque esotérico e político colocados de forma tão leve que não cansa o leitor. Margot aborda o lado religioso de uma forma que eu não havia visto até então, expressa sua opinião sem pressionar o leitor a nada e nos leva a repensar o estilo de vida que levamos.
Marta viaja com sua amiga ao interior de Porto Alegre como uma despedida, já que Luísa se mudaria em breve para outra cidade, e é nessa curta viagem que ela conhece Henrique. É a partir daí que iremos começar a conhecer a vida de Marta seus costumes e sua filosofia de vida.
Marta é uma personagem extremamente forte, avançada para os padrões da época em que vive, não tem medo de dizer o que pensa e agir da forma que acha ser a correta.
E é por esse motivo (e por se recusar a seguir dogmas estabelecidos) que ela começa a ser ignorada por todos na cidade e tratada como alguém "de fora" mesmo após praticamente 15 anos vivendo naquele local.
Digamos que ela começará a chocar a cidade após o início de um projeto social (inicialmente solitário) e suas atitudes e ações serão o pontapé inicial para a mudança na alma da cidadezinha e de muitas pessoas também.
O livro começou a ficar irresistível pra mim a partir do momento que Marta enfrenta o Padre Miguel e após algum tempo encontra nele um aliado (bem mais que um aliado) precioso para seus empreendimentos e em vários outros momentos de sua vida.
Falei que eram três mulheres fortes nessa história, Anne mãe de Marta e Nádia sua filha são tão fortes ou até mais que ela, e suas histórias são contadas ora de forma alternada e em outras misturadas mas sem confundir o leitor.
É realmente um livro que não se tem como descrever: envolvente, emocionante, ousado são algumas das características que poderiam começar a descrevê-lo, mas acima de tudo esse é um livro para ser sentido, vivido, apreciado como uma boa poesia e devorado como só um bom romance merece.
"Marta parou, respirou e decidiu retornar, perscrutando o semblante do religioso pela primeira vez. Achou-o bonito e jovem demais para um padre. Em instantes fez-se mais alta e o sacerdote podia vê-la agora diretamente nos olhos, sem a necessidade de descê-los." Pág 39
"Queria tê-la ao seu lado, ouvi-la, viver o conflito que se instalara nele através de suas palavras e gestos. Queria testar o seu mundo através do dela, encontrando uma dificuldade incrível em retornar ao antigo." Pág 116
"– No momento em que nossos corpos se unissem, não conseguiriam mais se separar. A maneira intensa como eu a amaria, proporcional ao meu sentimento e à tamanha atração que temos um pelo outro, nos faria unidos para sempre." Pág 155
Bjokas!!!
Fazendo minha boa ação de final de ano ... brincadeira.
ResponderExcluirVocê descreveu o livro com muita paixão mas eu não senti o mesmo. Tenho que ser sincera e dizer que este livro nunca passará pela minha estante a pesar da história parecer ser legal. A capa também não é lá essa coisas e pra mim isso conta muito. Enfim, minha humilde opinião.
Oi Vivi, tudo bem?
ResponderExcluirSabe, estou lendo este livro, minha leitura ainda esta bem no inicio, mas não sei dizer o que estou achando....ele parece ser bom, pelo menos promete ser, mas não sei bem o que esperar dele...
Vanessa - Balaio
É um romance empolgante, gostoso de ler.
ResponderExcluirTrata principalmente da coragem e da persistência em buscar realizações, não se deixando abater pelos contratempos e preconceitos encontrados no caminho. Pode até incomodar alguns religiosos radicais por algumas críticas que aparecem no texto, no entanto são reflexões necessárias.
A principal lição é o positivismo em nossas ações e intenções, sem o qual nos deixamos levar pelo comodismo derrotista.
O contexto romântico é envolvente, e facilmente nos identificamos com os sentimentos das protagonistas, três gerações de mulheres, que,com ensinamentos da Alaba Textory, formam personalidades fortes e cativantes.
Vale a pena ler, e esperar pelo próximo livro da autora.