Resenha - Branca de Neve - Os Contos Clássicos - Alexandre Callari

Sinopse:
Entre os diversos autores presentes na publicação organizada por Alexandre Callari estão, os irmãos Grimm, o aristocrata Giambattista Basile, os folcloristas Joseph Jacobs, Laura Gonzenbach, Thomas Frederick Crane e Ernst Ludwig Rochholz, o romancista Alexandre Pushkin, além de um conto do próprio Alexandre Callari, que deu via a sua própria Branca de Neve, recontando a história da bela de uma maneira peculiar. As histórias de cada autor se passam nas mais variadas regiões europeias e abordam diversos temas bem atuais e humanos como a inveja, ciúme, traição e mentira, algumas com uma pitada de romance, terror, suspense e até mesmo tragédia. Todos os contos presentes no livro vêm com um comentário e análises que visam o entendimento dos elementos que compõem suas origens, já que as narrativas contém um pouco do folclore de diversos países como a Itália, Alemanha, Suíça, Escócia, Rússia, entre outros locais. Além de incorporar sua própria história sobre a Branca de Neve, Alexandre Callari também comenta sobre as variações da história e da própria personagem ao longo de cada conto e cada versão, analisando também os filmes com a personagem, desde o primeiro lançado em 1902 até os que estão prestes a serem lançados.

Livro no Skoob / + Informações

Quem nunca ouviu, leu ou assistiu a história da Branca de Neve e os Sete Anões? 
"Branca de Neve - Os Contos Clássicos" é uma ótima opção para quem quer conhecer mais a fundo o intrigante mundo das lendas, nesse volume conheceremos algumas das muitas versões do conto da garota de pele alva e veremos como sua essência foi modificada durante o passar do tempo.

Minha pouca (ou quase nenhuma) informação sobre as verdadeiras origens desse conto, fizeram com que o conteúdo desse livro fosse surpreendente para mim. Desde criança nunca fui muito fã de contos de fadas, histórias com princesas e coisinhas do tipo, como toda criança é claro que meus pais se esforçaram e me obrigaram (haha) por vezes a assistir diversos filmes com esses contos, na esperança que sua filhinha que aos 9 anos já adorava (e assistia escondido) os filmes da "Hora do Pesadelo" com o apavorante Freddy Krueger, começasse a parecer mais "normal" e isso acalmava seus pobres corações.

Creio que desde essa época aprendi a entrar no meu tão famoso e atual "modo paciência" (onde você finge que vê, escuta e as vezes até responde com monossílabos) e assistisse sem absorver muita coisa. 

Quando recebi esse livro pela parceria com a Generale fiquei com meu pezinho meio atrás, mas após ler o prefácio escrito pela Babi Dewet, engrenei na leitura e me surpreendi a cada página. Saber que nem sempre as histórias "inocentes" passadas pela versão da Disney foram escritas daquela forma foi a maneira de me fisgar.

Em "Branca de Neve - Os Contos Clássicos" conhecemos as primeiras versões desse conto e sua origem, como a história foi se modificando durante os séculos incorporando muitas vezes elementos da cultura local, ou simplesmente modificada nas contações durante festividades ou no aconchego dos lares.

Em alguns contos temos influências religiosas, territoriais, introdução de costumes e ideologias, bem como o esteriótipo de que a mulher deve ser submissa (incorporada pela Branca de Neve) como se a ela bastasse cozinhar, lavar, costurar, passar..... em troca de proteção, comida e uma forma de escapar das maldades da madrasta ou da própria mãe como é visto em alguns contos. 

A versão que mais me intrigou é a de Ernst Ludwig Rochholz, que com certeza é a que passa mais longe das versões conhecidas atualmente.

A segunda parte do livro trás uma análise contemporânea em estilo almanaque que sintetiza as versões marcantes das adaptações em filmes, animações, quadrinhos, peças de teatro.... dando uma atenção também aos filmes lançados esse ano: Espelho, espelho meu (Mirror, mirror) e Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman).

Na parte 3 desse livro trás um conto inédito pelo autor Alexandre Callari - "Mundo dos Espelhos: lobos, sangue e neve" que muda a visão que temos de Branca de Neve desde a antiguidade e nos brinda com uma história que com certeza irá agradar a gregos e troianos.

"Maldita ninfa infernal que vem arruinar minha vida perfeita. Sinto repúdio só de pensar em sua presença." Pág. 107

"Não a temem. O respeito que têm por ela é amor, não medo!" Pág. 108

Bjokas!!!

4 conversinhas:

  1. Nossa, eu tinha uma ideia totalmente diferente do que seria esse livro...obrigada por dividir conosco..beijos

    ResponderExcluir
  2. Hah, jura que o livro é isso?
    Por isso que eu digo que blog é tuuuudo de bom pra tirar certos pré-conceitos que criamos antes de sequer pegar no livro...
    No meu caso, vi na Saraiva e nem de longe me interessei, mas vendo a sua resenha Vivi, já notei que o livro vale a pena...

    bjusss

    ResponderExcluir
  3. A Disney meio que embelezou os contos de fada mesmo. Já li cada versão meio que assustadora sobre alguns que é melhor nem comentar para não estragar a infância de ninguém rs

    Gostei da capa do livro. Mas que coisa ultimamente só se falar em Branca de Neve. São filmes e livros sobre ela.

    ResponderExcluir
  4. Ai Vivi, eu já era aquela que adoravaaaa contos de fadas, princesas e a Branca de Neve sempre foi minha personagem preferida S2
    Gostei muito da sua resenha e quero muito ler...

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design