A história se passa na Londres vitoriana, mais ou menos 150 anos antes dos acontecimentos que envolvem Clary e Jace. Quando a tia da jovem Tessa Gray morre, a única saída é mudar-se de Nova York para Londres e ir morar com o irmão, que está na Europa a trabalho. Ao chegar, Tessa é sequestrada por duas mulheres que, no cativeiro, a ensinam a explorar um dom que ela até então desconhecia. Tessa é capaz de se transformar em qualquer coisa que quiser. Esse dom logo se mostrará valiosíssimo para a luta dos Caçadores de Sombras contra os demônios e ela ficará cada vez mais envolvida com esse universo, especialmente por causa de Will Herondale.
Livro no Skoob / + Informações
Anjo Mecânico é o primeiro livro da nova série de Cassandra Clare - As Peças Infernais.
É desnecessário falar muito sobre a autora. Com uma escrita inteligente, engraçada e brilhante, cheia de peças que se encaixam em um quebra-cabeça perfeito... simplesmente não há como deixar de gostar do tão bem criado mundo dos Caçadores de Sombras.
Anjo Mecânico se passa cerca de 150 anos antes de "Os Instrumentos Mortais" e ao contrário do que temia, a autora não caiu no comum da história de Clary e Jace, apesar de haver algumas semelhanças.
Você com certeza irá encontrar elementos comuns entre as duas séries, já que falamos do mesmo mundo sombrio dos caçadores de sombras, mundanos, criaturas do submundo, e tantas outras já comuns a quem leu os outros livros de Cassandra Clare. Mas mesmo para quem ainda não conheceu essa história fica fácil acompanhar, pois, acabamos vendo com mais clareza o início dos caçadores de sombras, já que assim como Clary, nossa protagonista nessa série também era ignorante quanto a existência desse outro mundo.
Após a morte da tia Harriet, a jovem Theresa Gray (Tessa como prefere ser chamada) precisa viajar a Londres para encontrar seu único parente vivo, seu irmão Nathaniel Gray a quem ela frequentemente se refere como Nate. Chegando ao porto Tessa é recebida por uma figura estranha que trabalha para as irmãs Dark e Black (As Imãs Sombrias) que a pedido de seu irmão irão levá-la a Londres pois Nathaniel não pôde se ausentar do trabalho.
Mas a segurança e alegria de finalmente reencontrar seu irmão, dão lugar rapidamente ao medo quando descobre que Nate é refém das irmãs e que somente fazendo tudo o que as duas querem, Tessa poderia manter seu irmão a salvo (leia-se "vivo").
Dotada de uma habilidade até então desconhecida para ela, Tessa descobre após muitas horas de treinamento e dor infligidos pelas Irmãs Sombrias que é dona de um poder segundo elas muito raro, a habilidade de assumir outras formas...
Mas tudo muda drasticamente quando em uma noite ela é resgatada por um lindo jovem desconhecido que a leva para a segurança do Instituto de Londres... William Herondale (ou Will). A partir daí, Tessa estará empenhada a descobrir o paradeiro de seu irmão e contará com a ajuda dos caçadores de sombras para realizar esse objetivo.
Agora falando um pouco sobre as características de alguns personagens de Anjo Mecânico...
William Herondale, ou simplesmente Will, tem a personalidade muito parecida com a de Jace. Extremamente sarcástico, mal humorado, sempre empenhado a afastar tudo e todos dele mesmo... mas ao mesmo tempo engraçado, despreocupado, presunçoso... (okay! já estou apaixonada por ele) tem o mesmo desapego a vida que Jace tem, não se importando com seu destino.
Theressa Gray, ou Tessa é frágil e delicada, mas esconde uma alma guerreira, determinada e uma habilidade quase sobrenatural de responder à altura as tiradas sarcásticas de Will. Achei Tessa muito indecisa e confusa em alguns momentos, mas com tantas convenções e conceitos sendo quebrados, descobertas de arrepiar o cabelo e tantas outras... quem não ficaria? A evolução da personagem foi o que mais me agradou.
James Carstairs, ou Jem, que para mim foi o grande mistério desse primeiro livro, sua origem é pouco explicada no início, assim como o motivo de ter vindo de Xangai para Londres. É o melhor amigo de Will e é o avesso do amigo, bem educado, prestativo, cavalheiro... (tudo bem, podem me chamar de cretina! também tenho uma quedinha por ele)
Ah, mas o que mais me encantou mesmo, foi a presença de Magnus Bane! Esse feiticeiro cheio de estilo e carisma terá duas pequenas participações (se não me engano) na história, porém cruciais para o desenrolar da trama, espero sinceramente vê-lo nos próximos volumes.
Outra personagem que me chamou atenção foi Jessamine, uma caçadora de sombras que apesar de levar jeito para isso, se nega veementemente a se tornar caçadora de sombras. Irritante e mimada ao extremo, que me arrisco a comparar com Isabelle (exceto por não querer lutar).
Posso dizer que me surpreendi com a história de Anjo Mecânico e pelo rumo que a autora deu a ela e realmente recomendo para leitura, se você já leu Os Instrumentos Mortais e gostou com certeza vai adorar esse livro também, e se você ainda não leu... não perca tempo! Corre e compra o seu logo!
" – Will vive irritado com todo mundo – disse. – Não deixo que ele comprometa meus juízos." Pág 91
" Não tem problema amar alguém que não a ame, contanto que seja digno do seu amor. Contanto que mereça." Pág 245
" – E Funciona?
– Na verdade, não, mas depois disso penso em como eu poderia matá-lo enquanto dorme se eu realmente quisesse, e me sinto melhor." Pág 254
Bjokas!!!
Oi, Vivi.
ResponderExcluirEu tenho o livro aqui em casa e ainda não o li. Eu gostei de Cidade dos Ossos, não curti Cidade das Cinzas e gostei um pouco mais de Cidade de Vidro. Não sei muito o que esperar de Anjo Mecânico, mas espero que a leitura seja boa.
Ah, acho que nem tem como não comparar mesmo uma série com a outra mesmo senda da mesma autora. Acho que a gente sempre vai comparar haha.
Abraço!
Eu ADOREI o livro.
ResponderExcluirFico tentada a dizer que prefiro Infernal devices a Mortal instruments - mesmo só tendo lido anjo mecânico.
Já estava "acostumada" ao mundo dos shadowhunters então isto não foi novidade mas a Cassie conduziu o livro tão bem e com personagens tão perfeitos que me apaixonei na hora.
Will é perfeito. Tão sarcástico mas tão sofrido. Acho que tem uma diferença básica entre Jace e Will e é que enquanto o Jace é mais "rebelde" sem motivo, o Will já tem motivos - que descobri através de spoilers :X - e por isso sofre tanto. Enquanto que a semelhança entre eles é que ambos fazem coisas estúpidas e tentam afastar as protagonistas - pode matar? kkk
Mas amo os dois. Acho que mais o Will :X
Mas ain, não me canso de ler as resenhas deste livro e surtar junto. É tão bom! Dá vontade de pegar o livro e reler ele todinho.
Ah, já estou seguindo seu blog!!
Beijinhos,
Thais Priscilla
http://thaypriscilla.blogspot.com
OI Vivi :)
ResponderExcluirQuando vi a resenha desse livro não resisti em deixar um comentário. Sério a Cassandra simplesmente escreve de uma forma que... NOSSA.
Eu ainda não li Anjo Mecanico e acho que foi por isso dei uma passada na resenha, aquela coisa sobre se torturar. kkkk
Os Mortal Instruments é uma série maravilhosa e me fez fã da Cassandra, os Infernal Devices....
OMG! Preciso do Will na minha vida.
Parabéns pela resenha Flor.
Beijos.
Gbayh - Vida de Bookaholic
http://vidadebookaholic.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirTo lendo Anjo Mecânico e amando... mas tbm já sofrendo, pois faltam poucas paginas para o fim! Sério, Cassandra Clare é mto perfeita escrevendo e ouso dizer que vejo mtas semelhanças entre Will e Jace, principalmente a teimosia... mas não há como não amá-los *-*
Bjs