Quem nunca se perguntou: realmente existe o amor verdadeiro? Quais os segredos para um relacionamento bem-sucedido? Sou o único infeliz no amor? Fique tranquilo leitor, você não é o último romântico e seu caso não é impossível. A não ser que você seja um grande filósofo. O livro relata de forma bem-humorada a vida amorosa de 37 filósofos, de Sócrates à Tolstoi, mostrando que philein ("amar") e sophia ("sabedoria") não andam tão juntas assim. Enquanto a maioria de nós já passou por dificuldades amorosas, as histórias dos problemas e das indiscrições românticas de muitos filósofos ganham de longe. Você pode ter esquecido um aniversário de casamento, mas certamente não estrangulou acidentalmente sua esposa (Louis Althusser), ou foi obrigado a dividir uma cela com uma prostituta por causa de sua concepção religiosa (São Tomás de Aquino), ou pior ainda, foi castrado após mandar a esposa para um convento a pedido da própria (Pedro Abelardo).
Livro no Skoob / + Informações
Olá pessoas Lindas! Volto com a resenha de um livro que me surpreendeu muito e me arrancou muitas risadas!
O livro explora a vida amorosa (ou seria (des)amorosa?) de vários filósofos importantes: Comte; Nietzsche; Platão; Sócrates; Aristóteles... Se você acha que já sofreu por amor ou pagou recibo de incompetência nessa área, não se preocupe mais! Sempre tem alguém em pior situação...
Realmente é complicado fazer uma resenha sobre esse livro, são mais de 30 filósofos citados, cada um com uma história mais complicada (e engraçada) que a outra, então perderia a graça se fosse contar a história de cada um aqui.
A linguagem usada por Andrew nesse livro é bem humorada, leve e simples. Você vai virando as páginas e pensando... "Tá bom, só vou ler sobre mais esse filósofo e paro" daí quando você percebe já está terminando o livro.
Situações inusitadas como estrangular sua esposa acidentalmente, ou ser castrado após sua esposa pedir que a enviasse para um convento... E as frases quem esses filósofos deixaram sobre o amor são sem dúvida as melhores!
"Sempre é bom saber que, por mais que você tenha errado em sua vida amorosa, alguma outra pessoa se deu muito pior" (Neal Pollack)
"O amor é uma doença mental séria" (Platão)
"Pois o amor demonstra sua grande força, fazendo com que o tolo se torne sábio, e o sábio se torne tolo" (Aristóteles)Mesmo com toda a loucura que vemos por parte dessas personalidades, existem também alguns trechos que nos encorajam a persistir no amor, ainda que às vezes machuque é com certeza o sentimento mais maravilhoso que podemos sentir. Recomendo para quem quer uma leitura leve e divertida.
Bjokas!!!
Kkkkkkkk muuuito legal a resenha
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler agora !
É diferente posicionar os filósofos de maneira cômica .... De modo q ao refletir risadas saem no meio... Goostei =D
Caraca, é sério mesmo? e eu que pensei que fosse um fracasso no amor, tô me sentindo até melhor, srssr
ResponderExcluir