Resenha - O Atlas Esmeralda - Os Livros do Princípio - Parte 1 - John Stephens

Tradução: Livia de Almeida
Infantil e Juvenil
ISBN: 9788581050133
Lançamento: 03/10/2011
296 páginas
Leia um trecho em PDF

Sinopse:
Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.

Há dez anos, Kate, Michael e Emma foram retirados de seu convívio com os pais e levados as pressas para um esconderijo pois corriam perigo. Dessa forma os três irmãos vão parar em um orfanato sem nenhuma lembrança de seus pais, bom, quase nenhuma, Kate a mais velha dos irmãos tem uma única lembrança de sua mãe lhe pedindo para cuidar de Michael e Emma.

Dez anos mais tarde e vários orfanatos depois, Kate, Michael e Emma continuam esperando que seus pais venham buscá-los e talvez por essa insistência dos três em afirmarem não serem órfãos nunca conseguiram ser totalmente aceitos em nenhum dos orfanatos, isso e a habilidade excepcional de Emma em arrumar confusão e sair no braço com as outras crianças.

Após as crianças estragarem sua última oportunidade de serem adotadas, são enviadas a um orfanato em Cambridge Falls comandado com mãos de ferro pela rabugenta Sra. Crumley. A primeira impressão que as crianças tem de Cambridge Falls é um lugar desprovido de alegria, onde não se vê nenhuma pessoa pelas ruas e nenhum indício de que haja crianças vivendo ali.

No orfanato a situação não é muito diferente da cidade, incrivelmente os três são as únicas crianças no orfanato e ficam apreensivas quanto a isso pois aprenderam a não confiar em ninguém nesses dez anos. Com a necessidade de explorarem a casa e os arredores do lugar onde irão viver, as crianças acabam descobrindo uma espécie de laboratório e um livro de capa verde esmeralda muito estranho com suas páginas em branco, e é através desse livro que toda aventura se iniciará.

Bom, eu acabei demorando um pouco na leitura desse livro por estar desacostumada a livros com páginas brancas, isso acabou sendo muito cansativo pra mim pois não conseguia ler mais que 2 ou 3 capítulos por vez. 
A escrita do autor é cativante, apesar de ter alguns "clichês" inspirados em outras obras tidas como referências quanto a magia, é simplesmente cativante, cheio de magia (como disse aí atrás), ação, aventura e o relacionamento dos três irmãos é recheado de emoções tão bem formuladas que fica praticamente impossível não se envolver.

Um personagem que me conquistou foi o Gabriel, um guerreiro que é destemido e enfrentará a temida Condessa logo no começo da aventura das crianças no passado. É aquele tipo grandão, meio mandão e rabugento que depois de um tempinho passa a demonstrar ser um amigo leal, protetor e que não mede esforços para  defender o que acredita ser o correto.

A Kate (irmã mais velha das crianças) também me conquistou de certa forma, pois apesar de ter apenas 14 anos e se portar como a adulta responsável por seus irmãos comete muitas burradas (pelo menos a primeira vista) mas sempre tentando proteger seus irmãos e honrar a promessa que fez a sua mãe dez anos atrás.

Com certeza recomendo esse livro para quem gosta de infanto-juvenis e arrisco a dizer aqui que é um livro que vale a pena ler, apesar de ter muitos elementos já bastante explorados em outras histórias, e foi justamente sua escrita e forma de conduzir o enredo que me conquistaram.

"[...] Já vou avisando. Não tolero bagunça de criança. Não admito que corram, gritem, berrem, riam alto, andem com mãos ou pés sujos, nem façam comentários grosseiros." Pág 22

"Você quer dizer experiência em mexer na terra e falar "Ah, olhem essa pedra! Vamos fingir que ela pertenceu a um anão! Quero me casar com ela!" Pág 36

"Kate sentiu um gosto salgado e percebeu que também estava chorando. Secou as lágrimas e olhou para a bela criatura com olhos cor de violeta do outro lado da mesa e fez uma promessa silenciosa de que, se tivesse uma chance, a mataria pelo que ela fez." Pág 84

Book Trailer

Bjokas!!!

3 conversinhas:

  1. Eu tenho esse livro e ainda não li. Mas nem é por ser página branca, e sim por deixar "para depois" mesmo haha. Ah, o ruim é que é série.

    ResponderExcluir
  2. Compro os livros juvenis para minha filha mas acabo lendo todos pois gostamos de trocar opiniões sobre os livros. Este ainda não tenho e como ela tem ainda muitos livros novos para ler, vou esperar mais um pouco, mas me interessei.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, é ótimo, já estou seguindo!Passa por lá: http://navegandoempaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design