O Trono de Ferro é o trono dos Sete Reinos e de onde o Rei governa. Aegon I teve o trono construído no início do seu reinado. Foi forjado a partir de espadas dos seus inimigos. Levou 59 dias e os fogos de Balerion, o Dread Black para transformar as mil espadas no formato de um trono. As lâminas ainda estão afiadas e aqueles que se sentam no trono irão se cortar se não forem cuidadosos. Esta foi a intenção de Aegon ao planejá-lo de tal forma, tendo em vista que ele acreditava que nenhum rei deveria sentar-se confortavelmente no trono. Diz-se que o próprio trono causou a morte de várias pessoas.
Fonte: A Wiki of Ice and Fire ( http://awoiaf.westeros.org/ )
Fonte: A Wiki of Ice and Fire ( http://awoiaf.westeros.org/ )
Por: @annielus Ana Luisa
Existem livros que merecem (e precisam) de uma apresentação antes de suas resenhas. Não se tratam de sinopses, mas de pequenos detalhes a serem explicados que vão facilitar a leitura daquela coleção. Esse é exatamente o caso dos livros contidos em “AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO” publicados a pouco no Brasil pela Editora LeYa. Os livros da coleção começaram a ser publicados em 1996 e contam com 7 títulos, sendo 4 já publicados até a presente data.
Podendo ser localizada no meio de 3 histórias e seus desdobramentos, A Song of Ice and Fire (título original) fala sobre as guerras entre dinásticas pelo poder e controle dos Sete Reinos de Westeros, a incrédula e silenciosa ameaça dos Outros (que aparentavam já terem desaparecidos a séculos) e a eterna tentativa da retoma do poder pela Casa de Targaryen (cuja a última filha, se encontra exilada depois do assassinato de seu pai – o sádico Rei Louco - anos antes do início do primeiro livro).
O enredo se passa nos reinos de Westeros e Essos. Esses parecem uma versão ficta da Europa Medieval com seus cavaleiros e guerreiros medievais além de sangrentas, rudes e intermináveis guerras pelo poder. Os personagens são espetaculares e você sempre terá algum tipo de sentimento por eles: seja admiração, seja desprezo.
Aliás, com uma eterna e brutal disputa pelo poder, George R. R. Martin mantém toda a trama (e me refiro do início ao fim dos livros) imprevisível. Ninguém é insubstituível, ninguém é tão poderoso, esperto ou louco que não possa ser descartado, morto ou jogado na desgraça. O contrário também é verdadeiro: não há bastardo, incapacitado ou desprovido de qualidades chamativas que não possa ter um lugar na história do reino.
Li em um tweet uma pessoa reclamando a respeito da rotatividade dos personagens e nomes das Casas com seus soberanos e todos os outros títulos encontrados pelo cenário. É verdade. São muitos nomes e a leitura demanda certa atenção para que não se perca o fio da meada. Mas uma vez que você lê as primeiras páginas...é impossível não continuar a se aprofundar na história.
Na intenção de ajudar com a geografia ‘local’, achei no blog Crônicas de Gelo e Fogo um post falando sobre um mapa de Westeros feito por alguém com o nickname Other in Law.
É um jeito para quem quer entender algumas coisas faladas durante a narrativa. E espiar de uma forma geral esse incrível mundo, que já foi comparado à trilogia do Senhor dos Anéis por sua grandeza de detalhes e ricos cenários, mas que com certeza vai te surpreender de uma maneira que você jamais poderia imaginar.
Annie!! Estou super curiosa pra saber mais!! Essa maquininha de resenhas sempre me surpreendendo!! XD
ResponderExcluirBjokas!!!
Eu quero muito ler essa série. Alguém quer me dar de presente?
ResponderExcluirNão sei por que eu quero ler, quase não conheço direito. Dizem que é bem diferente de O Senhor dos Anéis em alguns aspectos.
Li um tweet dizendo que tem um 'q' de Bernard Cornwell... o que para mim não me convenceria a ler. Mas só consigo decidir se presta ou não por opinião própria. Igual a série Crepúsculo, que muitos esculhambam, mas eu nunca li. Por isso, não saio criticando de qualquer jeito.
Esses livros são enormes. Nossa, vi na Saraiva... e as letras tão pequenas... demoraria muito tempo para ler, mesmo se a história for realmente boa!
Parabéns pela resenha!
Annie fiquei muito curiosa gostei que vc colocou até o mapa ficou bem ilustrado parabéns vc me deixou muitoooo curiosa!
ResponderExcluir@Agda01
Eu já li o primeiro e estou lendo 0 2º, tb fiquei muito confusa com a quantidade de nomes, mas as histórias são ótimas...o autor tem uma imaginação muito fértil, vai rolar muiiiito coisa.....
ResponderExcluiré a mais pura verdade" a regra pra assistir/ler a série é: NUNCA SE APEGUE!
ResponderExcluire eu tenho ódio da Sansa, aquela sonsa!!! affe ... mas não vou dar spoiler né?!
realmente a trama é incrível, impressionante como o George Martin não perde o fio da meada, pelo menos é o que eu acho, acabei de ver a série hoje e só começo a ler depois de 4 livros já iniciados.
pra quem curte uma boa história medieval, com tudo que tem direito TEM que conhecer a obra!
ótima introdução a Westeros Annie!! parabéns!
beijos
bibs