Entrevista - Vanessa Bosso


Hoje pela primeira vez aqui no Blog, estamos entrevistando um Autor Nacional!!!
Nesse caso Autora! Nossa convidada Vanessa Bosso!


Autora e redatora publicitária há mais de 10 anos. Descobriu sua verdadeira vocação há pouco menos de 2 anos quando escreveu seu primeiro romance: 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo,vocês podem conferir a resenha Aqui. Depois desse mais três foram escritos: O Elemental, O Imortal e Senhor do Amanhã.






Vamos a Entrevista!!

Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer essa entrevista e desde já espero que se sinta em casa aqui no Empório dos Livros.

1-     O que define melhor “Vanessa Bosso” pra você?
Que pergunta difícil! Ainda não sei quem sou, estou me descobrindo ao longo da vida.
O que posso dizer com certeza é que sou uma pessoa com a cabeça aberta, que adora tudo o que é misterioso e oculto.
Uma pessoa em busca do autoconhecimento e que procura se aprimorar a cada dia.A cada novo sol, eu busco ser uma mãe melhor, uma esposa melhor, uma filha melhor do que no dia anterior.
Na maioria das vezes, não funciona. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca! Rs 

2-     Sabemos que você é publicitária, casada e tem uma filha. Como é o seu dia a dia desenvolvendo essas funções?

É uma vida bem corrida. A Sabrina, minha filha, tem apenas cinco anos e me solicita a cada dois minutos. A palavra que mais escuto durante o dia é: Manhêêêêêêêê! Hahahahaha.
O trabalho também exige muito tempo e dedicação. Mas estou conseguindo levar bem essa parte.
Quanto ao marido, tadinho! Ele sempre fica em último plano! Lembra do que eu disse sobre a cada novo sol eu tentar ser uma esposa melhor? Eu juro que tento!

3-     De onde surgiu a idéia de escrever?

A vontade de escrever surgiu aos 15 anos, logo depois que li “Campo de Batalha Terra.”
Mas não era o momento ainda.
Me formei em publicidade, propaganda e marketing e logo de cara me identifiquei com a redação publicitária (pudera, não é?)
O primeiro livro surgiu em 2005, escrito mais como um treino do que outra coisa. Nem perguntem o título pq não me lembro mais.
Foi só em 2009 que a vontade de escrever voltou com tudo. Sentei na frente do computador, com a tela em branco e dois minutos depois, eu digitava frenéticamente o que seria o romance 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo (Novo Século).
Depois desse debu, tudo ficou mais fácil. 

4-     O que você acha que falta ao Mercado Editorial Brasileiro quanto aos Autores Nacionais?

Falta deixar de lado o “colonialismo” e partir para o “patriotismo”.
Já sinto uma pequena mudança de cenário e um movimento interessante em busca de novos talentos da literatura nacional.
Mas ainda é um movimento pequeno, tímido.
Sei que as editoras precisam lucrar e entendo perfeitamente isso. Mas, enquanto não investirem seriamente no autor nacional, como podem esperar qualquer resultado diferente?
Também sei que trabalhar com os best sellers já consagrados no exterior é uma mão na roda. Mas, vamos combinar? Somos brasileiros e devemos dar mais valor ao que é nosso.
Algumas editoras já abriram os olhos para esse novo nicho de mercado: a literatura nacional. Agora só depende do leitor brasileiro soltar as amarras, deixar de lado esse preconceito em relação ao produto interno e se jogar nas fantásticas histórias que estão por aí. Garanto que ficarão impressionados com os nossos talentos, que não perdem em nada para os grandes nomes internacionais.
Fica a dica! 

5-     Eu li 2012 há pouco tempo, e me senti profundamente tocada por ele. Sei que algumas pessoas não se sentiram da mesma forma. Qual sua posição quanto a isso?

Bom, no início eu ficava chateada, remoendo aquilo como se fosse o próprio fim do mundo.
Mas é a velha máxima: “Vivendo e Aprendendo.”
Hoje eu lido muito melhor com as críticas. Sei que nem todos vão gostar dos meus livros e do meu estilo literário.
Quanto ao 2012, muitas pessoas simplesmente não estão preparadas para a mensagem. Mas o bacana é que ninguém fica indiferente ao texto, o que para mim, é um ponto positivo.
  
6-     Qual sua relação com as capas dos seus livros? Como funciona a escolha da capa? Qual a intenção por trás da capa? Apenas beleza, ou uma relação real com o livro?

Para mim, as capas são como os olhos de uma pessoa: a janela da alma. E é exatamente isso que eu espero das capas dos meus livros. Que sejam a janela da história. Uma espiadinha básica no que vem por aí.
Claro que a beleza conta, sem dúvida, mas, eu primo mesmo pela relação com a história.
Encontrei um designer fantástico chamado André Siqueira. Ele consegue captar a essência da história e criar capas divinas! Eu conto um pouquinho da história para ele, descrevo os protagonistas e pá! Ele faz um gol, de primeira, no ângulo!

7-     Você já releu seus livros após a Publicação? Em caso afirmativo. Qual a sensação?

Hahahahahaha. Desculpe, eu tive um acesso de riso! Não posso reler, de jeito nenhum! Se eu fizer isso, acabo me martirizando por não ter colocado isso ou aquilo... e por aí vai! 

8-     Quais obras têm influência na sua formação como pessoa, leitora, escritora?

Ah, eu amo literatura fantástica, livros YA, ficção científica e ufologia 

9-     O que você poderia nos dizer sobre como a Internet, Twitter, Blogs e outras ferramentas online ajudaram com a divulgação do seu livro.

Eu era uma mera desconhecida neste mesmo dia do ano de 2010. Tinha acabado de lançar o 2012 e fiz minha conta no twitter. Dois meses depois, eu já tinha mais de cem seguidores e vários amigos blogueiros.
Hoje, um ano depois, eu já sou conhecida praticamente por toda blogosfera literária (o povo já cansou de mim... rs) e o livro 2012 está sempre em evidência em algum blog, através das resenhas.
Meus próximos lançamentos também já estão em evidência. Em um ano, ganhei seguidores, fãs (odeio essa palavra, mas, por falta de outra...), leitores enlouquecidos (verdade mesmo!) e muitos amigos.
A Internet hoje é um meio de comunicação de massa que atinge todas as categorias de pessoas. Tanto que, como publicitária, prefiro investir na web do que fazer altos investimentos em outros veículos de comunicação. 

10- Você gostaria de deixar um recado aos Leitores do Blog?

Ah, vou fazer um jabá aqui.
Pessoal, em agosto, o meu YA de estréia O Elemental (Ed. Baraúna) estará disponível!
E ainda em 2011, Senhor do Amanhã (o meu xodó) e O Imortal (o meu príncipe encantado) também serão lançados pela Editora Dracaena.
No momento, estou trabalhando em outro título: Possuída (esse livro promete). Para acompanhar um pouco do meu trabalho e bater um papo descontraído, estou no twitter todos os dias: @vanbosso.
Obrigada pelo espaço. Adorei a entrevista!
Beijo grande a todos os seguidores e um especial para vc Vivian!
  

Um grande beijo, e espero não ter te entediado demais com as perguntas!! =*


Vivian Oliveira Silva
Blog Empório dos Livros

Ai gente!!! Que aflição eu passei preparando essas perguntas!! A Vanessa é uma Fofa e nem reclamou do tédio das perguntas!! (rsrs) Complementando o Jabá da Vanessa, quem me conhece pessoalmente ou pelo Twitter sabe o quanto gostei do primeiro livro da Van, então deixo aqui minha indicação!!
Leiam "2012 Uma Aventura no Fim do Mundo" Tenho certeza que vocês vão adorar, e tem vários outros livros dela que serão lançados ainda esse ano!!!
O Elemental pela Editora Baraúna
Senhor do Amanhã e O Imortal pela Editora Dracaena.

Como sempre digo aqui: "Vamos incentivar os Autores Brasileiros"
Eles são nossa maior riqueza!!

Bjokas Povo!!!

5 conversinhas:

  1. Parabéns pela entrevista.
    A van é uma fofa, mesmo sem a conhecer pessoalmente parece que já somos amigas apenas por mensagens e o carinho que ela nos passa. Pessoas assim que o mundo de Hoje necessita e rápido. Bjo,,bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista Vivi! Já o livro da Vanessa Bosso, 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo, e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vivi parabéns pela entrevista flor e eu achei a Vanessa ótima.
    Preciso dizer que eu achei engraçada a reação dela sobre a sua pergunta se ela releu os livros depois de publicado acho que se eu escrevesse também seria assim.
    Eu achei linda a capa do livro "Senhor do amanhã" e adorei o titulo do próximo livro "Possuída".

    @Agda01

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei o livro da Van, 2012 é muito bom, eu simplesmente amei!E a entrevista ficou muito legal, gostei da suas perguntas e das respostas da Van rsrs

    ResponderExcluir
  5. Cara, adoro a Vanessa!
    Ela é super próxima do leitor.

    E realmente o André está fazendo capas maravilhosas pros livros dela. Quero muito ler todas as obras Bossianas (haha).

    Bjoo!

    May
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design