Resenha - Helena de Troia - Memórias da mulher mais desejada do mundo - Francesca Petrizzo

Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos.
Livro no Skoob / + Informações

“Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.” [orelha do livro]
A história da batalha de Troia sempre me chamou atenção, muitas versões foram contadas em filmes e livros e mesmo já conhecendo seu desfecho sempre me vejo ansiosa por conhecer mais uma visão dessa história. Nesse livro vemos somente a visão de Helena dos fatos desde parte de sua infância até o fim. Sua visão das pessoas que passaram por vida, suas decisões, seus erros e as consequências disso.

O livro é dividido em duas partes, a primeira passada em Esparta e a segunda em Troia. Gostei particularmente da parte passada em Esparta, pois para mim foi interessante conhecer aspectos da vida de Helena em sua terra natal, a inveja e cobiça que sempre a cercaram desde criança e como sempre foi uma mulher de atitudes fortes, embora em alguns momentos tenha esmorecido.

A forma como foi lançada à vida sexual precocemente e como as alianças políticas de seu pai destruiu todos os sonhos de menina que ainda nutria, a partir daí sua vida tomou rumos que não pôde controlar e Helena entrou em uma espiral de autodestruição. 

A eterna fama de Helena de Troia, a inconstante e despudorada, amante de vários homens, que abandonou a vida que conhecia e partiu rumo ao desconhecido. A história sempre nos mostrou uma Helena forte, cuja paixão derrubou um reino, nesse livro conhecemos os fantasmas que perseguiram Helena, seus medos, suas pequenas conquistas, seus amores perdidos e conseguimos se não aceitar suas decisões, pelo menos entender.

Helena de Troia é um livro bem curto, terminei a leitura de um dia pro outro, não é uma leitura emocionante e cheia de lutas, sangue... afinal, estamos vendo a história no ponto de vista de Helena, que viu a maioria dos acontecimentos protegida atrás dos muros de Troia. O que me incomodou um pouco durante o livro foi justamente a narração em primeira pessoa, em alguns momentos teria sido interessante ver Helena sob a visão de outro personagem.

A capa foi algo que me fez decidir sobre a escolha do livro do mês pela parceria com a Lua de Papel, acho que retrata bem Helena, a sensualidade e o mistério envoltos nessa mulher de carne e osso que acima de tudo tentou encontrar a felicidade.
" – Helena – disse eu baixinho – Helena... – Viria um tempo em que eu odiaria meu nome. Mas naquela noite era tudo o que eu era." Pág 25
"Eu sou de pedra. Ele me apertara, sim, contra seu corpo, e eu não reagira, mas decerto ele sentira a repulsa em meus músculos tesos e duros. Eu não queria, não. Podia ter pena dele. Podia ser gentil, até que um ódio silencioso me queimasse nas veias. Mas não podia fingir, não assim." Pág 52

Bjokas!!!

1 conversinhas:

  1. Sempre me fascinou também Helena de troia e toda a guerra ao redor dela.. e sempre leio/assisto uma historia diferente.
    A tua resenha foi bem interessante, quero ler esse livro, parece ser bom, apesar de alguns detalhes.

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design