Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa apaixonar-se por ele novamente.
"O Casamento" é a continuação de "Diário de uma Paixão". Eu ainda não li Diário de uma Paixão, então posso dizer que não há problema algum em ler O Casamento sem ter lido o primeiro ainda. Mesmo assim recomendo que tentem ao menos assistir o filme antes de ler.
Antes de começar a leitura, procurei saber com algumas pessoas que já haviam lido Diário de uma Paixão e assistido o filme, e me disseram que o filme é super fiel ao livro. Como eu já havia assistido ao filme, iniciei a leitura de O Casamento mais tranquila, mas de qualquer forma pretendo ler o livro algum dia...
A história começa quando Wilson esquece do aniversário de casamento de 29 anos, e após isso ele passa a perceber que seu casamento com Jane, um casamento que ele sempre considerou feliz, está passando por um momento de crise.
Após anos e anos de dedicação extrema ao trabalho, e consequentemente anos e anos de ausência como marido e pai, sempre pensando em prover a família materialmente, Wilson percebe que talvez tenha dado importância de mais para as coisas erradas. E assim, após esquecer uma data que deveria ser tão especial para um casal, que a tão famosa "última gota d'água" transforma essa já tão frágil relação em algo quase insustentável. Assim Wilson começa a tentar reconquistar sua esposa, tendo a ajuda e conselhos de Noah - seu sogro - (protagonista de Diário de uma Paixão).
A reconquista da confiança de Jane e as pequenas mudanças que Wilson vai fazendo em si próprio durante toda a narrativa são encantadoras, a forma que ele vai narrando os acontecimentos faz com que a leitura flua rapidamente. Wilson não é um homem romântico, ele é o contrário disso... contido, centrado, um homem a quem você associaria a tudo, menos a algo romântico.
Alguns já devem saber que não sou muito fã do Nicholas Sparks, acho seus livros melados ao extremo, para mim sempre pareceu que era só modificar os nomes dos personagens e bum! Temos uma nova história de Nicholas Sparks (pedras me acertando em 3..2..1). Mas dessa vez preciso dar o braço a torcer, O Casamento é muito bom, super bem escrito, e emocionante... até eu e meu coração de pedra amolecemos!
Alguns já devem saber que não sou muito fã do Nicholas Sparks, acho seus livros melados ao extremo, para mim sempre pareceu que era só modificar os nomes dos personagens e bum! Temos uma nova história de Nicholas Sparks (
Algo que percebi nos livros do Nicholas Sparks, é que eles sempre trazem uma espécie de "moral da história", nessa, creio que o tema central gire em torno de que, por pior que as coisas possam estar, sempre há uma forma de dar a volta por cima e recuperar um relacionamento.
Encontrei alguns errinhos na revisão do livro. "Fato" no lugar de foto, e outras coisinhas pequenas que não interferiram na leitura. A capa do livro é linda e retrata uma parte da história dos dois.
Quanto ao final do livro... esperava um final bem previsível, mas novamente fui surpreendida, tudo se encaminha para o previsível, mas a hora "H" você se pega sorrindo igual a um bobo, em uma reviravolta que eu simplesmente não esperava.
Não vou contar muitos detalhes sobre o restante do livro, mas para quem já leu Diário de uma Paixão, tem algumas passagens lembrando um pouco da vida de Allie e Noah e as passagens atuais dele também são emocionantes, sempre em segundo plano, mas nem por isso menos interessantes.
Recomendadíssimo!
"Será possível um homem mudar de verdade? Ou será que o temperamento e os hábitos constituem as fronteiras imutáveis de nossa vida?". Pág 8
"Poderia estar melhor. Mas também poderia estar pior." Pág 82
“É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parece que acham que elas nunca vão mudar. Igualzinho a essa casa. Bastava um pouco de atenção e ela nunca teria ficado tão abandonada” Pág 162
Awwwwn Vivi, sim atirei pedras mentalmente em vc, pq sou fã incondicional do Sparks, maaas eu sou uma manteiga-derretida-coração-mole-romântica-incurável então é óbvio que eu adoro Sparks, e Diário de Uma Paixão é o meu favorito, é lindo demais, mesmo para os corações mais duros haushsuahs espero que vc realmente leia um dia *------*
ResponderExcluirA sua resenha serviu sabre pra quê? Pra me dar uma vontade tremenda de correr pra livraria mais próxima (no meu caso há uns 25km daqui) e comprar NOOOOW esse livro!
Ótima resenha, pirando em 3...2...1...
Uma história com o filho de Noah e Allie,claro que quero ler!Um enredo que mostra a rotina,o desgaste de um relacionamento,um romance bem 'real'.
ResponderExcluirBem escolhidas as imagens do filme "Diário de Uma Paixão",adorei.
Tinha parado de ler Nicolas Sparks por causa do dramalhão ( e da choradeira é claro), mas já vi tanta gente elogiar este livro e a sua resenha esta tão linda que acho que não vou resistir e vou acabar lendo o livro.
ResponderExcluirjá li esse livro é tão perfeito s2 http://milleguas.blogspot.com
ResponderExcluirO filme e o livro Diário de uma Paixão são maravilhosos,chorei no filme e lendo o livro.Agora vem o casamento com certeza é maravilhoso!
ResponderExcluirEste livro é incrível, mas ainda assim não considero um dos meus preferidos do Nicholas...
ResponderExcluirSe puder dá uma passadinha
http://livrosumvicio.blogspot.com.br começando ainda mas já tem mta coisa...