Dicas de Cuidado e Conservação de Livros


Diariamente tenho recebido perguntas sobre a manutenção dos meus livros e como mantenho a limpeza deles, por isso resolvi fazer essa postagem contando alguns truques e rotinas de limpeza da minha estante e livros. Espero que eu possa sanar algumas dúvidas de vocês!!!

Acho que todo mundo que gosta de ler, se preocupa com seus queridos e inseparáveis companheiros! E quando aparecem visitantes indesejados na sua estante? O que eu faço?

Acho que a primeira providência sem dúvida é a prevenção. Manter uma rotina de limpeza da estante e manuseio dos livros é fundamental para evitar sérios agravos posteriores.
Ta! Mais como eu posso limpar minha estante e não estragar meus livros nesse processo?
Simples. Como eu disse começar com uma rotina é a melhor forma de prevenção. Por exemplo... Programe uma limpeza semanal ou quinzenal da estante. O material usado na limpeza vai depender do material da sua estante, pesquise bem antes de usar qualquer produto que possa estragar sua estante. O mais recomendado é um paninho úmido com sabão ou detergente neutro, Observe!!! É Úmido!!! Não Molhado!!!
Sempre que eu limpo minha estante, procuro deixar à mão:
1) Pano úmido com sabão neutro
2) Pano úmido sem sabão (pra tirar o sabão)
3) Pano seco

Então, pra cada prateleira que vou limpando, já vou secando pra não danificar a madeira.

Mais pra quê essa preocupação toda com a estante? Essas dicas não eram sobre os livros?
Sim, mais a questão é a seguinte, se minha estante começar a estragar, logo ela será alvo dos mais diversos insetos comedores de livros!!! Arrrrrg! 
 

E adivinha o que eles vão comer? Isso mesmo. Seus lindos livrinhos!!
Além da limpeza frequente, tem o fator local! Se possível tente posicionar sua estante em um lugar onde não bata sol diretamente, mas deve ser um local arejado com uma boa ventilação, se não tem como trocar sua estante de local, tente deixar um ventilador arejando a estante pelo menos uma vez por semana, creio que uma ou duas horas já será suficiente, se for diariamente 15 minutos deve dar.

Agora os cuidados com os livros! Quem ainda tem o costume de dobrar as páginas do livro, fazer orelhas, fazer anotações, colar fitas adesivas, etc...
Todos esses costumes citados acima podem agravar as condições de saúde do seu livro, e existem soluções para essas práticas.
Quanto ao dobrar das páginas, se você precisa marcar o local onde você parou sua leitura, é só utilizar um marca-página, você pode encontrar em qualquer livraria, se na sua cidade não tem livrarias e você não tem acesso à marcadores, dá pra comprar uma cartolina ou papel cartão e recortar de um tamanho que dê pra marcar.
Se a questão é marcar algum trecho importante do livro, existem algumas tags auto-adesivas próprias para usar em livros.
Para anotações, podem ser utilizados Post-its.

Seria interessante deixar uma boa folga entre um livro e outro, livros muito apertados prejudicam a ventilação, evite guardar livros inclinados pois prejudicam a longo prazo o formato deles. 
Sempre que for fazer a limpeza da estante, passe uma flanela seca em cada livro individualmente, tirando o pó e folheando várias vezes o mesmo volume para arejar as páginas.
Não guarde seus livros em sacos plásticos!! Eles impedem a entrada e ar e propiciam um ambiente perfeito para traças, brocas, fungos e vários outros microorganismos. 

Seguindo essas dicas e mantendo a higiene da estante e dos livros, com certeza eles lhe acompanharam por  muito mais tempo.

Espero que essas dicas possam ajudar de alguma maneira!! ;)

Bjokas!!!

10 conversinhas:

  1. li e adorei!!!
    fico mais tranquilo por saber que estou fazendo tudo certinho para conservar os meus livros por mais tempo!!!!

    @pablo_arcary

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse tópico sobre conservação. As pessoas as vezes tem muitos livros mas não sabem como conservar...
    Acho horrivel livros com dobras,grifados e mal cuidados.
    Tenho o maior carinho pelos meus livros!
    Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. o que eu faço com todos os meus livros é guardá-los em saquinhos plásticos. é o melhor jeito de não empoeirar nem amarelar as páginas, porque não fica em contato direto com nada e preserva muito mais. e, claro, limpo minha estante como parte da rotina. infelizmente, não com muita frequencia, mas sim a cada um ou dois meses =X

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas! Eu costumo limpar minnha estante uma semana sim outra não depende, mas não sabia desse de arejar os livros, adorei!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom... Eu odeio ver livros cheio de buraquinhos, feito pelas traças.. Me dá nojo, eu odiaria ver meus livros assim xD

    Pam Fardin
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Post legal, já havia lido alguns sobre isso. Faço uma limpesa mensal, abro os livros, tiro todo pó da estante e os arrumo(cada vez mudo o criterio, loucura não é hahaha).
    Odeio traças, só de pensar nelas perto dos meus livrinhos, crio um odio!
    Cuidem bem dos seus livros e eles duraram bastante!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou meio paranóica com a limpeza da minha estante, além de ter alergia a pó, tenho verdadeiro horror a traças, cupins, brocas e CIA...
    Acabei não colocando todas as dicas e situações que acontecem com estantes por aí, mais quem sabe faço um outro post diferente!!
    Obrigado pelos comentários pessoal!!!

    Bjokas!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tem dias que pego todos os livros e os espalho pela cama e fico folheando só para dar uma lida ou outra nas história. Nem me tocava que tinha que arejar as páginas assim.

    ^^

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas Vi, aquelas traças são nojentas mesmo, Deus me livre elas comerem algum pedaçinho de um de meus filhos, credo! Mesmo sendo trabalhoso, é válido né, bjão!

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design