Um Sonho a Mais - Nanda Meireles


Edição: 1
Editora: Multifoco
ISBN: 9788579614772
Ano: 2011
Páginas: 148
Livro no Skoob

Sinopse:
Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante. 

Resenha por @annielus

RESENHA
Quando fui incumbida de resenhar UM SONHO A MAIS, não achei a princípio que o livro fosse me agradar. Eu gosto de romances, eu gosto de ler autores brasileiros, mas admito que não é o meu forte. Sou dos romances sobrenaturais, das leituras pesadas cheias de filosofia e ciência política, além de tijolos com histórias reais e relatos frios, sem falar das leituras técnicas. Então, tendo esse tipo de trajetória, que eu cheguei até o livro de Nanda Meireles.

Sim, ele pode ser considerado por alguns um mero clichê dos romances vendidos nas prateleiras e sim, ele tem um belo casal no estilo 'perfeito demais para existir'. Porém ele é vivido não na realidade da tradicional High School norte-americana com a pressão dos SAT's, líderes de torcida, futuros universitários que ganham bolsa por praticar algum esporte hiper importante pro mundo, além de alunos fazendo aulas e atividades extras em busca de uma vaga numa boa univerdade, que será particular na maioria das vezes. A autora situou a história num ambiente familiar. Um lugar onde milhares de brasileiros andam todos os dias, com as dificuldades sociais e financeiras, com os problemas de infra-estrutura no transporte urbano. E acredito que esse seja um diferencial marcante do início ao fim.

Fabiana é centrada, com um objetivo e um propósito. Que mudam depois que alguém entra na vida dela e cria um redemoinho de emoções na cabeça de uma garota de 17 anos. Em sua vida, existia apenas o melhor amigo Dinho, um gigante desengonçado que vai parar na mesma sala em que Fabiana está estudando durante o início do Ensino Médio. Eles seriam melhores amigos para sempre, essa era a conclusão de ambos. Após algum tempo Mel e Dane entram na história e trazem um equilíbrio entre ‘viver a vida que se tem’ e ‘viver para a vida que se espera ter um dia’.

Achei alguns pouco diálogos muito certinhos no gênero politicamente correto, algo que me soou muito forçado (eu não conheço nenhum aluno de 17 anos que num momento de raiva, diga apenas DROGA ou qualquer coisa similar. Eu que fui criada de uma forma que seguia a etiqueta, por mais educada que fosse/seja ainda assim diria algo muito mais eloquente e que demonstrasse com sinceridade minha raiva, indignação, revolta ou qualquer coisa se algo me tirasse do sério...mesmo que viesse seguido de um 'me desculpe, foi inapropriado').

O livro num todo é MUITO BOM. Não é apelativo, não dá o tom promíscuo que se teima em jogar nos livros que se passam durante os últimos anos de colégio (cheio de garotas desfilando sexo, fumando e bebendo como se isso fosse o mais natural, quase um padrão comportamental).

Outra coisa que achei muito interessante foi construir parte da história em cima visão que Fabiana tinha quanto algumas pessoas, para só criar o choque de realidade quando o livro se aproxima do fim e tudo começa a fazer um sentido mais que perfeito - do mesmo jeito que acontece em tantas situações durante o Ensino Médio. De repente tudo desmorona e você cai na real de que quase colocou seu futuro a perder. São amizades que fazemos e pensamos serem não só sinceras, mas eternas...e que tem um preço alto demais, mesmo que não consigamos ver.

Eu li o livro em mais ou menos 18 horas (eu tenho o hábito de anotar em quantas horas eu leio livros com menos de 300 páginas, já que eles são raros na minha estante). Não achei desgastante, cansativo ou entediante. Pelo contrário, de certa forma me divertiu. Tem um leve toque que faz o tempo passar sem ser maçante.

A resenha já deveria ter sido postada a pelo menos 2 semana eu acho...mas como estive doente, infelizmente só pude fazer isso agora. Como eu disse, considerando a idéia equivocada que tive quando recebi o material para leitura, eu achei o livro bem legal. Engraçado como algumas primeiras impressões podem ser equivocadas. Daí o ditado de ‘não julgar um livro por sua capa’!

5 conversinhas:

  1. Parabéns meninas!
    Gostei muito da resenha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro antes da publicação e simplesmente amei toda a história.

    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  3. Acredite ou não: a primeira vez que vi essa capa - sem nem ao menos ler o título, só passando o olho- pensei que fosse um livro de culinário. Na verdade, me lembrou "Mais você", talvez a fonte do título me lembre isso! Até agora pensei que fosse um livro de culinárias... Burrice.
    Achei bem legal a resenha... não botava muita fé nesse livro não (culinária), mas depois de ver que não é nada do que eu pensava, reconsiderei!
    COOL
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha, soube destacar todos os pontos fortes, fracos, positivos e negativos do livro. O livro parece ser bem interessante, destacando bem a vida real, não uma coisa de contos de fada, mostra bem a dificuldade, um ambiente que nós estamos acostumados a ver.
    Eu particularmente gosto bastante da capa, pra falar a verdade acho que gosto mais da capa do que da estória em si...
    Mas enfim, parabéns pela resenha ficou ótima!
    BEEJO ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!! Muito bem escrita!! bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design